quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tipos de Filmadora Digital












Atualmente, existem diferentes tipos de filmadoras que mudam basicamente quanto ao formato utilizado para gravação. Confira os mais comuns:
  • MiniDV - são as mais populares. Gravam em fitas MiniDV, normalmente no formato AVI, ideal para edição. A qualidade de imagem e áudio é ótima. Existem inclusive filmadoras MiniDV que gravam em alta-definição / HDV (High Definition Video). Como a fita é uma mídia regravável, assim que estiver cheia, você pode passar os vídeos para o computador e gravar novamente. Se o seu PC não tiver entrada FireWire, você deve utilizar uma placa de captura. Alguns modelos convertem o formato analógico para digital.
  • MiniDVD - armazena os vídeos em minidiscos de DVD. A vantagem é que os vídeos podem ser exibidos diretamente no aparelho de DVD. Outro ponto a favor é o uso de DVD-RW, que pode ser utilizado mais vezes para regravação que a MiniDV, pois não perde a qualidade. Costumam gravar no formato MPEG2.
  • HDD - possuem um HD interno para armazenar as filmagens. Costumam ser mais compactas e silenciosas.
  • Flash Memory - aceitam cartões de memória, existem diversos modelos para diferentes formatos de cartões. A filmadora Panasonic SDR-S7PL vem com cartão SD de 1 GB, por exemplo. Em alguns casos, o cartão é interno e não-remomível.
  • Também existem filmadoras digitais que gravam em blu-ray. A Sony desenvolveu ainda outros formatos como Digital 8 e MicroMV, uma fita menor que a MiniDV. O Digital 8 usa as fitas 8mm e algumas filmadoras possibilitam leitura de fitas analógicas que podem então ser convertidas para vídeo digital.



As câmeras filmadoras modernizaram-se e agora ao invés de trilhas magnéticas, armazenam as imagens em bytes. São as filmadoras digitais, mais práticas que as antecessoras que usavam filme. Além de maior facilidade de manuseio, até por serem mais leves, também oferecem maior qualidade de reprodução.